Entendendo as Alegações Nutricionais nas Embalagens dos Alimentos
As informações nas embalagens dos alimentos podem dar margem a dúvidas. São muitos termos e alguns deles tem o mesmo significado. Estes termos são Alegações Nutricionais, que também podem ser chamadas de Informações Nutricionais Complementares ou Declaração de Propriedade Nutricional. Eu não disse que é um tanto confuso?
Acontece que os termos utilizados nestas alegações nem sempre são intuitivos e fica difícil fazer escolhas com base nestes termos. Será que o alimento “reduzido” tem uma quantidade menor de determinado nutriente do que o termo “baixo”, por exemplo? É o que vamos tentar responder.
Alegações Nutricionais quando há redução de algum componente do alimento
No caso de redução de componentes, os termos utilizados nas embalagens são ilustrados na figura abaixo, onde é apresentada uma sequência na qual a quantidade do componente geralmente aumenta no sentido das setas, mas nem sempre. Isto porque os termos ‘reduzido’ ou ‘light’ se referem a quantidades relativas (percentagem do total), enquanto que os demais se referem a quantidades absolutas (gramas). Os termos ‘diet’ e ‘zero’ equivalem a ‘não contém’, enquanto que o termo ‘light’ equivale a ‘reduzido’.
O fato de um alimento ser ‘diet’ ou ‘light’ não significa que seja menos calórico. Quando o fabricante elimina o açúcar de um chocolate para que ele seja Diet, muitas vezes precisa acrescentar gordura para tornar o produto mais palatável. Nestes casos a alegação nutricional deve estar acompanhada dos dizeres: “Este não é um alimento baixo ou reduzido em valor energético”.
Em caso de dúvida com relação às alegações nutricionais do alimento é possível recorrer à Lista dos Ingredientes e Tabela de Informação Nutricional para informações mais precisas.
A tabela abaixo contém informações sobre outras expressões que podem ser utilizadas no caso de componentes reduzidos.
Alegações Nutricionais quando há aumento de algum componente do alimento
Estas alegações são empregadas quando há uma quantidade aumentada de proteínas, fibras, vitaminas, minerais e ácidos graxos. Neste caso, os termos utilizados são apresentados na ilustração a seguir, onde a quantidade do nutriente em geral aumenta no mesmo sentido das setas. A exceção são as vitaminas onde ‘Alto Conteúdo’ é maior que ‘Aumentado’.
Outra vez é preciso estar atento. É possível que alimentos com as atribuições de ‘Fonte’ e ‘Alto Conteúdo’ para ácidos graxos não atendam aos critérios para conteúdo diminuído de gorduras saturadas, e neste caso deve ser anexada a frase ‘Este não é um alimento baixo ou reduzido em gorduras saturadas.’
Em resumo, as alegações nutricionais devem ser analisadas com atenção, e no caso de dúvidas pode-se recorrer à Lista de Ingredientes e a Tabela de Informação Nutricional e sempre recorrer a ela para fazer suas escolhas.
Consulte a tabela abaixo para conhecer os termos equivalentes
Referências
Governo do Brasil, Ministério da Agricultura e Pecuária – Resolução RDC 429 de 8 de outubro de 2020. Dispõe sobre a rotulagem nutricional dos alimentos embalados. Disponível aqui
Governo do Brasil, Ministério da Agricultura e Pecuária. Instrução Normativa nº 75 de 08 de outubro de 2020. Estabelece os requisitos técnicos para declaração da rotulagem nutricional nos alimentos embalados. Disponível aqui