Entendendo a Rotulagem Nutricional Frontal nas Embalagens dos Alimentos

A embalagem das bananas é perfeita.  Além de ser do tipo abre fácil, ainda é reciclável.  Ao contrário de alguns alimentos embalados, que ainda precisam vir acompanhados de explicações.  Apesar dos termos que intimidam, o mais seguro é se familiarizar com eles a fim de garantir escolhas mais saudáveis.

Rotulagem frontal  é um sistema de alerta indicando que foi ultrapassado um determinado limite de açúcares adicionados, gorduras saturadas ou sódio no alimento.   Ou seja, são alimentos que devem ser consumidos em menor quantidade ou evitados.  Quando um alimento contém uma quantidade maior ou igual às apresentadas na tabela abaixo, ele deve vir acompanhado da Rotulagem Frontal.

Quando for o caso, esta rotulagem vai estar disponível na parte da frente da embalagem,  com uma lupa ao lado do termo ‘alto’, seguida do ingrediente ou ingredientes que se encontram acima do limite.

O fato de um alimento não apresentar esta rotulagem não significa que ele seja uma escolha saudável.  Para que não restem dúvidas é melhor recorrer à Lista de Ingredientes e Rotulação Nutricional Frontal.

A figura a seguir indica os modelos de rótulos nutricionais frontais que devem estar nos alimentos embalados  a partir de outubro de 2022.


Referências

Governo do Brasil.  Ministério da Agricultura e Pecuária  – Resolução RDC 429 de 8 de outubro de 2020. Dispõe sobre a rotulagem nutricional dos alimentos embalados. Disponível aqui

Governo do Brasil, Ministério da Agricultura e Pecuária. Instrução Normativa nº 75 de 08 de outubro de 2020. Estabelece os requisitos técnicos para declaração da rotulagem nutricional nos alimentos embalados.  Disponível aqui

Compartilhe: