Alimento denso em nutrientes
Um alimento denso em nutrientes é aquele que fornece uma quantidade alta de nutrientes para uma quantidade relativamente baixa de calorias. Este conceito ajuda a fazer escolhas mais saudáveis.
Para entender na prática, vamos comparar os nutrientes em 100 gramas de alimentos em 2 tabelas abaixo. Na primeira tabela, comparamos os nutrientes de bombom de chocolate com avelã com arroz branco cozido. A comparação pode parecer injusta, mas aqui os fins vão justificar os meios.
Na tabela acima, o valor energético, ou seja, as calorias que o alimento produz, é 4 vezes maior no caso do bombom, equivalendo a um quarto das calorias que são gastas por dia, em média. Isto porque o bombom tem mais carboidratos e gordura (lipídios).
Agora vamos comparar os nutrientes do arroz branco com o arroz integral na tabela 2, abaixo. Para ficar com a aparência branquinha, o arroz passa por um processo de polimento. Com isso, os nutrientes que estão presentes na superfície do grão são eliminados e o arroz perde fibras,vitaminas do complexo B, manganês, magnésio e fósforo. O arroz integral é um ótimo exemplo de alimento denso em nutrientes: para uma quantidade semelhante de calorias, entrega mais nutrientes.
Como regra geral os alimentos ricos em nutrientes são os grãos integrais, frutas, verduras, feijão, nozes/castanhas, ovos, produtos lácteos, carnes magras e frutos do mar.
Referências
- National Cancer Institute. Nutrient Dense Foods. Disponível aqui (com versão em espanhol)
- South Dakota Department of Health. Choosing Nutrient Dense Foods. Disponível aqui
- Brasil. Ministério da Saúde. Tabela Brasileira de Composição de Alimentos – TACO. 4a 201. Disponível para download aqui
- Brasil. Instrução Normativa – IN n° 75, de 8 de outubro de 2020. Anexo II – VDR para fins de rotulagem nutricional dos alimentos em geral.
- FAO – Food and Agriculture Organization of the United Nations. Effect of processing on nutritional value. In Roots, tubers, plantains and bananas in human nutrition. Roma, 1990. Disponível aqui